O chacal que salvou o leão
Certa vez, viveu um leão em uma floresta, um dia ele foi tomar água no córrego e sua pata ficou presa no fundo muito lamacento do córrego e ele não conseguiu se desprender. Ele teve de esperar dias sem comida já que não havia ninguém por perto para ajudá-lo. Certo dia porém, um bondoso chacal estava passando e cavou uma passagem na areia e com a força extra do leão ajudou-o a se libertar da lama do córrego. O leão ficou muito feliz por isto e agradeceu ao chacal por ter salvado sua vida. Ele ofereceu ao chacal uma moradia perto da sua e prometeu alimenta-lo sempre que tivesse conseguido comida. Então o chacal começou a viver com o leão e eles dividiam a caça. Mas logo suas famílias cresceram e os filhotes vieram.
Depois de passado muito tempo, a leoa, senhora do lar leonino, começou a se cansar desta amizade entre o chacal e seu companheiro. Ela passou esta mensagem a seus filhotes, que repassaram aos filhotes do chacal, que reclamaram com a fêmea chacal. A fêmea chacal contou tudo ao companheiro. O chacal foi até o leão, e disse a ele que se ele não queria sua presença ali, já deveria ter dito isto a muito tempo.
O leão ficou surpreso com tal afirmação e assegurou ao chacal que não existiam tais sentimentos doentios entre eles e assegurou que iria falar com a leoa sobre isto. Mas o sábio chacal disse então, "Amigo, eu sei que você é sincero. Mas nossas famílias podem não compartilhar o mesmo grau de sentimento que temos um pelo outro. Então, seria melhor se minha família ficasse separada da sua." O leão concordou e as duas famílias se separaram, mas o chacal e o leão continuaram sua amizade e costumavam sair juntos para as caçadas.
Moral: Não espere que seus familiares, partilhem do mesmo sentimento que você nutre por alguém.
A tradução deste texto é uma preciosa colaboração de
Izabella Salomão isalomao@yahoo.com
Referências bibliográficas
![]() |
As Mais Belas Histórias Budistas - http://www.maisbelashistoriasbudistas.com
|