Créditos sobre este Trabalho
Esta página foi montada por mais de 500 budistas das dez direções desde abril de 1997.
Quem organizou esta página gostaria de deixá-la em homenagem ao Bodhisattva que aparece no 20º capítulo do Sutra de Lótus chamado "Jamais Desprezar".
O Bodhisattva Jamais Desprezar reverenciava a todas as pessoas com quem se encontrava, louvando-as porque sabia que todos os seres possuem o potencial para atingir o estado de Buda, ao desenvolver esta prática, o Bodhisattva Jamais Desprezar sofreu inúmeras perseguições, sendo ridicularizado e atacado com bastões e pedras, porém jamais interrompeu o ato de reverenciar as pessoas. Como conseqüência, obteve o benefício de renascer como o Buda Sakyamuni.
Este era o verso recitado pelo Bodhisattva Jamais Desprezar perante todas as pessoas a quem reverenciava:
“Eu o respeito profundamente. Não ousaria desprezá-lo nem ser arrogante, pois todos os senhores efetuarão a prática de Bodhisattva e seguramente atingirão o estado de Buda.”
Esta página é dedicada a todas as pessoas que, assim como eu, seguem ou desejam seguir o exemplo do Bodhisattva Jamais Desprezar.
Jamais desprezar pessoas por causa de sua crença ou descrença, por sua religião, ou pela vertente de sua religião, jamais desprezar pessoas por causa de sua etnia, de sua aparência, de sua posição social, de sua opção sexual, de sua capacidade intelectual, ou de sua opinião pessoal ou por qualquer atributo que ela possa ter.
Desprezar o mal, mas jamais desprezar o malfeitor, por mais difícil que isto possa parecer.
Este é o caminho do Bodhisattva Jamais Desprezar
(20º capítulo, “Bodhisattva Jamais Desprezar”, do Sutra de Lótus)
Considerações.
Atenção: este é um site pessoal, não oficial e todo o seu conteúdo possui caráter meramente cultural/educacional, sem finalidade lucrativa.
As Mais Belas Histórias Budistas
e-mail contato@maisbelashistoriasbudistas.com