O
Budismo de Nitiren Daishonin fundamenta-se na afirmação de que todas as pessoas têm o
potencial de atingir a iluminação. Esta idéia é a epítome do Budismo Mahayana, uma
das duas principais divisões do Budismo. Surgiu na Índia após a morte de Sakyamuni,
através de um movimento de popularização dos ensinos do Buda. Seus discípulos não se
isolaram da sociedade como alguns grupos budistas anteriores. Ao invés disso, lutaram
para a propagação em meio ao povo e para auxiliar as outras pessoas no caminho da
iluminação. Portanto, Mahayana é caracterizado pelo espírito de benevolência e
altruísmo.
O Budismo Mahayana
foi introduzido na China, onde deu origem a várias seitas. Uma das mais importantes foi
fundada por Tientai (538- 597), conhecida como seita Tendai. Esta ensina que o Sutra de
Lótus é o mais alto de todos os sutras Mahayana e que todas as coisas, tanto animadas
como inanimadas, possuem um potencial dormente para a iluminação. Esta doutrina resultou
na teoria conhecida como "Itinen Sanzen". As doutrinas da seita Tendai foram
mais tarde desenvolvidas e sistematizadas por Miao-lo (711-782), o nono chefe religioso da
seita.
O Budismo de Tientai
foi introduzido no Japão no Século IX por Dengyo Daishi que havia estudado sua doutrinas
na China. Mais tarde, no século XIII, Nitiren Daishonin estudou no Monte Hiei. o centro
da seita Tendai no Japão, e veio a entender que o Sutra de Lótus constitui a essência
de todo o Budismo. Logo depois, começou a pregar o conteúdo do que havia descoberto.
De acordo com seu
ensinamento, as funções de todo o universo estão sujeitas a um único princípio ou
lei. Através da compreensão desta lei, a pessoa é capaz de libertar o potencial oculto
de sua própria vida e atingir a harmonia perfeita com o seu ambiente.
Nitiren Daishonin
definiu a lei universal como Nam-myoho-rengue-kyo, uma fórmula que representa o
fundamento do Sutra de Lótus e é conhecida como Daimoku. Além disso, ele deu
concreção à lei, inscrevendo-a num pergaminho - Gohonzon - para que as pessoas pudessem
colocar a essência da sabedoria budista em prática e desta forma atingir a iluminação.
No tratado intitulado "O Verdadeiro Objeto de Adoração", ele concluiu que
crendo e orando Nam-myoho-rengue-kyo ao Gohonzon, que é a cristalização da lei
universal, revelar-se-á a natureza de Buda inerente em todos os indivíduos.
Todos os fenômenos
estão sob a infalível lei de causa e efeito. Conseqüentemente, o estado de vida de um
ser - seu destino, em outras palavras é a consequência de todas as causas prévias.
Através da oração do Nam-myoho-rengue-kyo, a pessoa está criando a causa suprema, que
pode compensar os efeitos negativos do passado.
A iluminação não é
mística nem transcendental como muitos supõem. Antes, é uma condição de máxima
sabedoria, vitalidade e boa sorte, na qual o indivíduo pode moldar o seu próprio
destino, encontrando plenitude nas atividades diárias e entendendo a missão de sua vida.
Texto retirados do
livro "As escrituras de Nitiren Daishonin"
págs. 37 e 38 - Editora Brasil Seikyo