O Mundo da SGI
Índia

linazul1t.jpg (3128 bytes)

Índia é conhecida mundialmente como berço do budismo. Entretanto, é igualmente conhecido que poucas pessoas praticam o budismo nos dias atuais. Geralmente, o budismo é considerado como parte do hinduísmo, e Buda é considerado uma encarnação do deus hindu Vishnu.

Quando o presidente Ikeda visitou a Índia em 1961 e visitou Bodh Gaya, ele ofereceu suas orações para o desenvolvimento do budismo na Índia como base da paz mundial. Catorze anos depois, em 1975, já existiam um grupo de pessoas praticando os ensinos de Nitiren e foi realizada a primeira reunião geral da Bharat Soka Gakkai (BSG).

A princípio, a organização cresceu vagarosamente. Embora os indianos sejam religiosos, a fé é considerada uma questão privada. Além disso, é um país multiracial, com dezenas de idiomas, religiões, culturas e um sistema extremamente complexo de castas sociais, assim como um histórico de confrontos religiosos. A Bharat Soka Gakkai é registrada como uma organização em prol da paz, cultura e educação cujos membros são encorajados a respeitar a religião, costumes e tradições do país e nosso ênfase está em contribuir para o bem estar da sociedade indiana.

A BSG teve grande crescimento após as visitas do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, a Índia , nos anos de 1979, 1992 e1997. Em 1992 eram mil membros; 4 mil em 1997 e atualmente conta com 8.500 pessoas, em cerca de 60 cidades, incluindo Delhi, Mumbai, Chennai, Bangalore e Kolkata.

A BSG começou a se destacar dentro da sociedade indiana, a partir de 1992, quando da realização do Grande Cultural Festival, no Auditório Siri Fort, em Delhi, com a presença do presidente Ikeda. Desde então, muitos outros eventos foram sendo realizados no campo da educação e da paz. O presidente da SGI, Daisaku Ikeda, tem recebido diversos doutorados de universidades indianas e a pedagogia do primeiro presidente Makiguti tem sido divulgada por renomados educadores através de seminários e simpósios em todo o país.

O Comitê dos Jovens pela Paz, o Comitê da Paz da BSG e o recém-formado Comitê Feminino tem participado ativamente nas questões do meio-ambiente e paz, assim como nas atividades de auxílio a vítimas. Em fevereiro de 2001, o Comitê da Paz da BSG conduziu atividades em socorro às vítimas do terremoto na região de Gujarat. Foram coletados 2 milhões de rúpias (cerca de 41 mil dólares) em alimentos e materiais em Delhi e Mumbai. Logo, vinte e três voluntários da BSG, sendo três médicos, foram para Gujarat levando oito caminhões com mantimentos. Um total de dez vilarejos que não tinham recebido nenhum auxílio foram localizados e um total de 50 toneladas de suprimentos foram despachados para estas localidades, durante o período de 8 a 14 de fevereiro, beneficiando um total de 15 mil pessoas que sofreram os efeitos do terremoto. O Comitê dos Jovens pela Paz, junto com diversas organizações não-governamentais, tem distribuído livros didáticos, cadernos e outros materiais escolares para crianças carentes.

No dia 5 de junho, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, os jovens apresentaram um exibição especial sobre o meio-ambiente, sob o título: Salve a Terra. A mostra, que buscou expôr uma grande variedade de tópicos, desde o conceito budista de inseparabilidade da pessoa e o meio-ambiente, até instruir os visitantes a redução do lixo. Paralelamente, os membros da divisão dos estudantes coletaram plásticos e papéis para reciclagem.

O seminário Paz Em Nossas Mãos, foi realizado em Nova Delhi em 30 de agosto de 2000. O convidado de honra foi o ex-presidente da Índia, R.Venkataraman. Nesta ocasião, os membros do Comitê dos Jovens pela Paz entregaram ao diretor da UNESCO na Índia, um total de 100 mil assinaturas em apoio ao Manifesto 2000, que urge por um cultura de paz.

Impressionado pelo resultado desta campanha, o Dr. N.Radhakrishnan, então diretor do Centro Memorial Gandhi, solicitou aos jovens da BSG um novo desafio – promover a auto-biografia de Mahatma Gandhi, A História dos Meus Experimentos com a Verdade, para um total de 50 mil pessoas. Este desafio foi parte de um projeto com a duração de seis meses com o objetivo de divulgar o pensamento de Gandhi entre os jovens sob a iniciativa do atual presidente indiano, K. Narayanan.

Em outubro de 2001, o Forum de Escritores pela Harmonia organizou uma cerimônia em apreço a obra Revolução Humana, de Daisaku Ikeda. K.Nair, vice presidente declarou que o objetivo do grupo visa identificar e reconhecer as obras literárias de alta qualidade produzidas na Índia e no exterior e um comitê de especialistas escolheu a obra como Livro do Século por mostrar os esforços coletivos de indivíduos inspirados a lutar unidos visando elevar a condição de vida das pessoas, incultindo o respeito pela vida e inspirando as pessoas a levantar-se pela justiça e nunca se deixando levar pela opressão.

Em agosto de 2001, a Faculdade de Ciências e Artes Soka Ikeda foi inaugurada na cidade de Chennai, no sul da Índia. Esta instituição foi aberta através dos esforços do poeta e educador indiano, Dr.Sethu Kumanan, e é afiliada a Universidade de Chennai, um dos mais prestigiados centro de educação superior do país. A Faculdade Soka Ikeda consiste de cinco cadeiras – Ciência da Computação, Matemática, Bioquímica, Ciência Comercial e Administração de Empresa – e seus graduados recebem diplomas da Universidade de Chennai. Por pedido do dr. Kumanan, o presidente Ikeda foi nomeado fundador honorário da faculdade e sua esposa a diretora honorária.

Os membros da BSG tem recebido o genuíno respeito por parte da sociedade indiana, ao colocar em prática o princípio budista de compaixão budista através da ação, demonstrado pelos nossos esforços em promover  atividades em prol da paz, cultura e educação.

Naveena Reddi, Secretária Chefe da BSG
Fonte: SGI Quarterly, Abril 2002
Tradução: Charles Chigusa
 

linazul1t.jpg (3128 bytes)

indice.jpg (3687 bytes)

As Mais Belas Histórias Budistas - http://www.maisbelashistoriasbudistas.com/
e-mail:  contato@maisbelashistoriasbudistas.com