O Mundo da SGI
México

linazul1t.jpg (3128 bytes)

As primeiras sementes do Budismo de Nitiren Daishonin foram plantadas no México em 1965, por Luis Iwadare, que iniciou sua prática no Japão, na década de 60. Após dois anos, Alfonso Mizuki, que posteriormente tornou-se o primeiro Diretor-Geral, iniciou sua prática. Estes pioneiros atuaram principalmente na capital, Cidade do México, lar de inúmeros imigrantes japoneses. A partir da década de 80, a SGI-México se propagou para outras localidades, como Guadalajara e Veracruz, onde mexicanos nativos estão liderando o movimento budista local.

No passado, todas as atividades religiosas no México eram estritamente controladas pelo governo, mas com a promulgação na nova legislação em 1992, as restrições as atividades religiosas foram amenizadas. Nesta ocasião, a SGI-México foi formalmente reconhecida como uma organização religiosa. Em 1996, Roberto Rios, que trabalhava junto ao Ministério da Educação, tornou-se o Diretor-Geral.

O número de membros em todo o país totaliza 5 mil pessoas, espalhados entre 30 estados mexicanos, sendo que na cidade de Guanajuato existe um distrito com 10 membros. A pioneira da localidade é a senhora Enriqueta Vazquez Magana, de 75 anos, sendo que as reuniões de palestra são realizadas em sua casa. A cidade de Guanajuato, na região Central Mexicana, foi designada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Desde o século XVI, foram encontradas minas de ouro e prata que trouxeram prosperidade para a região. Como resultado, há inúmeras obras arquitetônicas que refletem o tradicional estilo espanhol e muitas destas estruturas continuam existindo por toda a cidade, transformando-a em um museu ao ar livre.

A Universidade de Guanajuato foi fundada em 1732 e conta com 18 mil estudantes. O intercâmbio educacional com a Universidade Soka teve início em 1990, sendo o primeiro intercâmbio junto a uma universidade de língua espanhola. Desde então, um total de 138 estudantes da Universidade Soka estudaram em Guanajuato e 16 mexicanos foram ao Japão. Como resultado deste intercâmbio, o centro de línguas da Universidade de Guanajuato oferece cursos de japonês e atualmente cerca de 100 alunos desfrutam da melhor facilidade acadêmica para o estudo da cultura japonesa em todo o país.

Quando o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, visitou o México em 1981, ele apresentou uma palestra na Universidade de Guadalajara, sob o tema – Pensamentos sobre o Espírito Poético Mexicano - na qual ele enfatizou a importância dos intercâmbios do coração. O ex-deão da Faculdade de Filosofia e Letras de Guanajuato, Dr. Luis Rionda Arreguin, providenciou a tradução para o espanhol e desenvolveu grande apreço pela SGI devido a amizade com diversos estudantes japoneses.

O intercâmbio fortaleceu a amizade entre ambas as universidades e duas exposições patrocinadas pela SGI, foram exibidas no campus local: Em Direção ao Século da Humanidade, em Setembro de 1992 e uma exibição de fotografias de Daisaku Ikeda, em Novembro de 1995. Em março de 2000, o lançamento da obra – Um Novo Humanismo, uma coletânea das palestras proferidas por Daisaku Ikeda – foi realizado nas dependências da Universidade Guanajuato.

Como declarou o Diretor-Geral da SGI-México, Roberto Rios "Nada me deixa tão feliz como ver a expansão concreta de nossas contribuições em meio a sociedade mexicana e a ampliação de nossos intercâmbios nos campos da educação e cultura. Eu acredito que tudo isto é o resultado dos longos anos de sinceros intercâmbios no âmbito pessoal. Através destes diálogos, fomos capazes de demonstrar um profundo senso de humanidade."

Fonte: SGI Quaterly Janeiro/2001

Preciosa Colaboração de
Charles Tetsuo Chigusa chigusacharles@hotmail.com Tóquio - Japão

linazul1t.jpg (3128 bytes)

indice.jpg (3687 bytes)

As Mais Belas Histórias Budistas - http://www.maisbelashistoriasbudistas.com/
e-mail:  contato@maisbelashistoriasbudistas.com