O Mundo da SGI
Nepal

linazul1t.jpg (3128 bytes)

O reino do Nepal, encravado entre a China e a Índia, está localizado em meio a mais alta cordilheira do mundo. A capital do país, Kathmandu, recebe continuamente milhares de viajantes que buscam visualizar a mais alta montanha do mundo, o Everest, com 8.848 metros de altura.

A vila sherpa de Nanche Bazaar é um centro de trekking localizado em meio as montanhas Khumbu, e cerca de uma hora do local, está situada Syangboche, onde um pequeno chalé construído em 1990. Este local serve para que os jovens do mundo possam conduzir diálogos em meio ao magnífico cenário no topo do mundo e foi uma obra da orientadora da SGI-Nepal, Yoshiko Kawamura, que vem atuando no desenvolvimento da organização local. A primeira ocasião que a sra. Kawamura visitou o Nepal, foi numa viagem à negócios no ano de 1980. Logo, ela ficou encantada com o local e sentiu-se inspirada a trabalhar como uma pioneira da SGI no Nepal.

Em 1992, a SGI-Nepal foi fundada com 13 pessoas e foi legalmente incorporada no ano seguinte. Os primeiros membros eram pessoas que começaram a prática no Japão ou Índia e após o retorno à sua terra natal, eles continuaram na prática da fé. Em fevereiro de 1992, quando o presidente Ikeda visitou a Índia, 12 membros viajaram para encontrá-lo. Nesta ocasião, ele enfatizou a importância da união: "Primeiro, sejam amigos. Segundo, sejam amigos. Terceiro, sejam amigos", ele enfatizou. Os membros não tinham idéia da razão destas palavras, pois não havia problemas de relacionamento entre eles.

Após o retorno ao Nepal, eles concluíram que a verdadeira união não estava restrita a questão de serem amigos, mas para que cada um pudesse desenvolver a sua vida interior. Com isto, eles puderam comprovar o crescimento espiritual individual, assim como da própria organização e após três anos, os membros receberam de modo efusivo, o presidente Ikeda no Nepal.

Na ocasião, havia cerca de 100 membros no país e no mesmo ano, foi iniciada a primeira publicação em nepalês, ‘Himali Shanti’, trazendo um novo ímpeto para as atividades locais. Atualmente, o líder da divisão dos adultos, Amar Narayan Mali estabeleceu um balneário em Chitwan, motivado pelo desejo de oferecer um local para os jovens, que seja totalmente livre da poluição ambiental. Como exemplo, a eletricidade é de origem solar e a única forma de atingir a estância é por elefante ou búfalo. Krishna Sharma, é médico e iniciou sua prática na Índia, há cerca de dez anos. O seu interesse pelo budismo teve origem nas teorias budistas da unicidade entre corpo e mente e a importância da harmonia entre o homem e a natureza. Hoje, após completar uma residência de dois anos em neurocirurgia, o dr. Sharma trabalha na localidade de Terai, como o primeiro cirurgião do local. Antes da sua chegada, não havia interesse por grande parte do corpo médico local em aprimorar os métodos cirúrgicos, mas, através dos seus esforços, um pequeno grupo começou a receber aulas de aprimoramento. Hoje, o hospital pode trazer novas esperanças para pacientes que anteriormente estavam condenados à morte ou a seqüelas irreversíveis.

O diretor-geral da SGI Nepal, Keshab Shrestha, estabeleceu uma escola para crianças de 3 a 12 anos e cerca de 100 alunos, seguem um currículo escolar baseado na pedagogia do educador e primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguti.

Atualmente, existem 250 membros em todo o país, distribuídos em três comunidades que receberam o nome de três montanhas do Himalaia: Annapurna, Manaslu e Lhotse. Assim, os membros da SGI-Nepal estão determinados a criar uma organização unida e calorosa, que promova contribuições significantes para a sociedade.


Preciosa Colaboração de
Charles Tetsuo Chigusa chigusacharles@hotmail.com Tóquio - Japão

 

linazul1t.jpg (3128 bytes)

indice.jpg (3687 bytes)

As Mais Belas Histórias Budistas - http://www.maisbelashistoriasbudistas.com/
e-mail:  contato@maisbelashistoriasbudistas.com