Sobre Fanatismo

Por Daisaku Ikeda

Nas questões de fé e sistemas de crença, a retidão é um requisito absoluto. Sem justiça, a fé só tende a ser fanática. Se o objeto de sua crença - seja uma lei ou um objeto de adoração - é errôneo, sua fé é incorreta. Porém, nós não temos que nos preocupar com isso. O Gohonzon é absoluto.

Para nós, o único problema que pode surgir é distinguir entre fé correta
e fanatismo.

O que se torna problemático quanto à questão do fanatismo, é que pode ocorrer mesmo quando baseamos na Lei Mística. Quem é prejudicado por isso no final ? A pessoa cuja fé é fanática e as outras com quem ela teve contato.

Pode não haver argumento de que o Budismo de Nitiren Daishonin seja perfeito. Porém, por mais capazes que possamos ser, há sempre um limite para as nossas habilidades. Não posso deixar de crer que o fanatismo inicia-se da arrogância de que somos absolutamente corretos e que não temos necessidade de ouvir o que os outros têm a nos dizer.

Podemos enxergar os sinais iniciais de fanatismo em uma pessoa que arbitrariamente interpreta os companheiros e os outros, baseados em interesses próprios e em preconceitos.

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Daisaku Ikeda é pacifista, escritor, filósofo, fotógrafo e poeta.  Também conhecido como "Embaixador da Paz", é presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), uma ONG, com base budista,   filiada às Nações Unidas, que atua nas áreas da cultura, educação, paz, meio-ambiente, desarmamento nuclear e apoio a refugiados de guerra.

Esses indivíduos são operadores polidos e possuem línguas hábeis. Devido a fé manifestar-se na vida diária e tudo refletir o próprio Budismo, as pessoas carentes de bom senso e que causam problemas aos
outros estão também dando o primeiro passo em direção ao fanatismo.

Nós não podemos agir dessa forma. Para nós a fé correta é enfrentar o que quer que possa acontecer e, pelo próprio bem, agir e praticar corretamente em meio às realidades da vida e de acordo com os ensinos de Nitiren Daishonin.

Não pode haver fé incorreta entre aqueles que acreditam na Lei verdadeira, porém, pode haver fé fanática. Se uma pessoa possui uma fé correta ou uma fé fanática, isso pode ser visto no comportamento dessa pessoa. Um indivíduo que se comporta de forma anti-social ou que carece de bom senso em suas palavras e atitudes, causando problemas aos outros, não é uma pessoa de fé correta. Este é o comportamento de alguém cuja fé é fanática.

O que importa é a conduta da pessoa - em outras palavras, como deve-se viver de fato como um ser humano. É através da vida real que a grandeza da Lei é validada. Não importa que belas coisas possam dizer, ninguém acreditará em suas palavras se suas vidas forem uma confusão completa.

Isso servirá somente para depreciar a Lei: e depreciar a Lei também se traduz por calúnia. Para ser mais específico, o Budismo está vivo somente na característica da pessoa, em sua vida e em seu comportamento.

Este é precisamente o motivo de estarmos profundamente conscientes da realidade que buscamos, aperfeiçoando e avançando rumo ao estado de Buda, orando pela nossa própria felicidade e pela de outras pessoas.

Esta é a razão da prática budista. Vamos sempre lutar para desenvolver a fé e assim conduzir corretamente nossas vidas.

Fonte: A Grande Correnteza para a Paz – Vol.V – Editora Brasil Seikyo – pág. 90

Preciosa Colaboração de Charles Chigusa
e-mail: chigusacharles@hotmail.com

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