A história do Rei Ajase


....De todos os lugares da galáxia habitados pelos homens, ele (o Buda Sakyamuni) apareceu na Índia no reino de Magadha. O rei de Magadha deveria ter sido um protetor do Buda, mas na realidade o governante era o Rei Ajase que era um homem mau. O maior infortúnio foi que o Buda nasceu no reinado de um mau rei. O Rei Ajase tinha assassinado o seu próprio pai que era um rei verdadeiramente sábio. Adicionado a este infortúnio está o fato de que Daibadatta era o mentor do Rei Ajase. Daibadatta foi uma pessoa que cometeu três dos cinco pecados principais(*) . O pior de tudo, ele feriu o Buda e derramou seu sangue. O impiedoso e mau rei juntou as forças com seu mestre que era um caluniador do Budismo. Estes homens eram como dois desastres para a sociedade. Não somente por um ou dois anos, mas, por várias décadas, este rei expressou seu ódio ao Buda e matou numerosos discípulos deste. Isto enfureceu os céus e estes começaram a agir violentamente. Além disso os deuses terrestres foram provocados ao ponto de que grandes desastres começaram a ocorrer sobre a terra. Mês após mês irromperam violentas ventanias, e ano após ano a fome e a epidemia atacaram até que a maioria das pessoas perdeu suas vidas. O que era pior, os países nos limites do reino do Rei Ajase atacaram, levando a terra à beira da ruína.(1)

Quando estava para entrar no Nirvana, o lorde Buda lamentou: "Agora é a época do meu Nirvana e não obstante a única coisa que preocupa o meu coração é o Rei Ajase". O Bodhisattva Kasho-doji inquiriu então o Buda dizendo: "A compaixão do Buda é imparcial. O senhor deve lamentar-se morrendo de consideração por toda a humanidade. Porque distingue deste modo o Rei Ajase?". O Buda respondeu "Suponha que um casal tenha sete filhos, um dos quais fica doente. Embora no coração os pais não sejam parciais de nenhum modo, ainda assim se preocupam pelo filho doente.(2)

Finalmente em 15 de fevereiro, apareceram furúnculos infeccionados por todo o corpo do Rei Ajase e estava predito que ele cairia no inferno dos incessantes sofrimentos em sete de março. Entristecido por isso, o Buda hesitou em entrar no Nirvana, lamentando-se: "Se pudesse salvar pelo menos o Rei Ajase, todas as outras pessoas pecadoras poderiam ser salvas como ele."(2)

Naquela época o Rei Ajase foi advertido de suas más ações num sonho, assim como pelo conselho de seu médico e ministro, Guiba. No seu coração, ele percebeu a estranheza de tudo o que estava ocorrendo e, afastando-se de Daibadatta, finalmente foi ao encontro do Buda para expressar-lhe o arrependimento por seu atos pecaminosos. Através disto, não somente sua doença foi imediatamente curada como também as invasões de outros chegaram a um fim, trazendo mais uma vez a paz à terra; foi capaz de frustar a profecia de que morreria no dia sete de março prolongando sua vida por mais quarenta anos. Como um sinal de gratidão ao Buda, o rei ordenou a mil "arhats" convocados para registrarem todos os ensinos do Buda e especialmente o Sutra de Lótus, deixando-os para futuras gerações. Portanto graças ao Rei Ajase, temos o Sutra de Lótus no qual confiamos.(1)


No Maka Shikan, Tientai, o Grande, citando este sutra disse: (A compaixão do Buda) é como a dos pais dos sete filhos, que, embora imparcial, tem o mais profundo cuidado pelo seu filho doente." A citação significa que mesmo que uma mãe e um pai tenham muitos filhos, seus corações estão dirigidos àquele que está doente. Para o Buda, todas as pessoas são seus filhos. Entre todos estes, o mais profundamente manchado pelo pecado, que mata os pais que trouxeram a esta vida e que se torna um inimigo dos ensinos do Buda., é como o filho doente.(2)


(*) Três dos cinco pecados principais: os cinco pecados principais consistem de : 1) matar o pai; 2) matar a mãe; 3) matar um santo (arhat); 4) ferir um Buda; e 5) quebrar a união harmoniosa dos crentes budistas. Daibadatta cometeu três destes cinco pecados: 1) Enganou 500 discípulos de Sakyamuni, fazendo-os seguir a ele, quebrando a união dos seguidores budistas. 2) tentou matar Sakyamuni derrubando um pedra neste do topo de um monte, ferindo levemente o dedo mínimo do Buda. 3) Bateu numa freira , um discípula de Sakyamuni até a morte.


A história do Rei Ajase é citada muitas vezes nas Escrituras de Nitiren Daishonin, o texto acima foi extraído das Escrituras:  (1) Resposta a Shijo Kingo - pag. 283  e (2) Carta a Myoiti-ama. pag. 333 do livro "As Escrituras de Nitiren Daishonin" - Volume 1 -Editora Brasil Seikyo

Pesquisa, digitação e  ilustração de Sandro Neto Ribeiro contato@maisbelashistoriasbudistas.com 
 Referências  bibliográficas


 

Clique aqui para voltar ao Índice

As Mais Belas Histórias Budistas - http://www.maisbelashistoriasbudistas.com
e-mail: contato@maisbelashistoriasbudistas.com