Relato de Experiência
Fumio Oki


Meu nome é Fumio Oki, tenho 64 anos e nasci na provincia de Hokkaido. Resido na cidade de Ebina, província de Kanagawa. Fui ao Brasil aos 19 anos e não posso descrever todos os sofrimentos pelas quais passei neste período. Casei-me aos 25 anos e no ano seguinte, comecei a praticar o budismo de Nitiren Daishonin. Desde então, sempre busquei aplicar as orientações e incentivos dos veteranos.

Tive três filhos que são o meu orgulho, pois apesar das inúmeras dificuldades financeiras, todos se formaram na faculdade e praticam o budismo junto comigo. Com a idade de 61 anos, decidi voltar ao Japão para trabalhar, pois tendo a nacionalidade japonesa, teria direito a aposentadoria.

Eu e a minha esposa tínhamos um pequeno comércio e como queríamos fechá-lo, aproveitamos a oportunidade. Logo ao chegar no Japão, um amigo me chamou para trabalhar na mesma fábrica, situada na província de Kanagawa. Estava muito contente pois recebia uma salário maior e tinha um apartamento somente para mim, onde podia realizar a minha prática diária sem inconvenientes.

No mês de abril de 2000, devido a crise japonesa, houve um corte de funcionários. Eu fui um dos atingidos, por ser um dos mais idosos. A princípio não me preocupei e voltei ao Brasil com o objetivo de trazer a minha esposa para conhecer o Japão. Ela até achou que eu estava meio louco, pois apesar de desempregado, estava querendo passear pelo Japão.

Eu a trouxe no dia 25 de maio de 2000, e durante este período arrumei os papéis da minha aposentadoria, enquanto recebia o meu seguro-desemprego. Estava decidido a retornar ao Brasil, mas após poucos meses, recebi a notícia de que a firma na qual trabalhava gostaria que eu retornasse. Para mim, foi uma grande comprovação, pois fui a única pessoa recontratada. Hoje, continuo a minha luta em prol da paz, não importando as fronteiras entre o Brasil e o Japão.

 Muito Obrigado pela oportunidade

 Preciosa Colaboração de
Charles Tetsuo Chigusa chigusacharles@hotmail.com Tóquio - Japão
 

Volta a seção de Artigos

 As Mais Belas Histórias Budistas
http://www.maisbelashistoriasbudistas.com/  - contato@maisbelashistoriasbudistas.com