O Mundo da SGI
Romênia

linazul1t.jpg (3128 bytes)

A semente do budismo de Nitiren Daishonin na Romênia teve início com os esforços empreendidos de Uiko Fueno que relata a sua luta:

"Eu comecei a praticar o Budismo de 1958. Meus pais eram membros pioneiros na região de Kansai e sempre carregaram consigo o espírito de jamais ser derrotado. Em 1963, eu me casei e no ano de 1973, devido ao serviço do meu marido, fomos residir no exterior. Desembarcamos na Áustria, e eu somente falava japonês naquela época e meu marido era membro. Apesar disto, eu participei em diversas atividades carregando os meus dois filhos pequenos, na Áustria, Alemanha e França. Quando o presidente Ikeda esteve na Europa em 1975, fui até Paris, numa viagem de dezessete horas de trem. Neste encontro, recebi o incentivo para aprender línguas estrangeiras para que pudesse contribuir para o movimento da paz mundial. Assim, eu aprendi o inglês e alemão e pude realizar o chakubuku.

Retornei ao Japão em 1977 e após diversas lutas, retornarmos mais uma vez para a Europa devido ao serviço do meu marido no ano de 1986. Agora, desembarcamos na Romênia. Na ocasião, o governo comunista estava no poder e a propagação religiosa era proibida. Apesar de estar sozinha, sentava-me diante do Gohonzon e lia o gosho e as orientações do presidente Ikeda, e ocasionalmente participava das atividades na Áustria.

As condições do país eram extremamente árduas e eu orava com o sincero desejo de transformar o carma do país no mais breve futuro. Quando eu comecei a estudar inglês, minha professora ficou interessada no budismo e solicitei a ela, que traduzisse diversos princípios budistas. No decorrer do tempo, ela se tornou mais convicta da veracidade do budismo e embora as circunstâncias fossem difíceis, pude ensinar um pouco do budismo. Logo após, com a queda do Muro de Berlim, e de todos os regimes comunistas do Leste Europeu, estava de retorno marcado e deu para a minha professora, o meu sutra e juzu, orando para que o budismo pudesse ser propagado em terras romenas.

Em 1996, retornei para a Europa, para viver na Inglaterra, e no verão deste ano, a minha professora romena veio para a Inglaterra chegando a receber o Gohonzon e participar no Curso de Verão europeu. Foram doze anos para que o primeiro membro romeno recebesse o Gohonzon e no ano de 1999, foi realizada a primeira cerimônia de conversão em Bucareste, capital do país.

Preciosa Colaboração de
Charles Tetsuo Chigusa chigusacharles@hotmail.com Tóquio - Japão

linazul1t.jpg (3128 bytes)

indice.jpg (3687 bytes)

As Mais Belas Histórias Budistas - http://www.maisbelashistoriasbudistas.com/
e-mail:  contato@maisbelashistoriasbudistas.com