Um Sólido Senso de Identidade


Há muito tempo atrás, havia um jovem gênio que podia tornar-se um mestre em qualquer arte a partir do momento que ele via como era feito. Assim, ele resolveu ser um mestre em todas as artes do mundo.

Assim, ele decidiu viajar por todo o mundo, e aprender de tudo. Em um determinado país, ele encontrou um artesão que conseguia transformar os chifres de diversos animais no mais belo arco.

Surpreso, o jovem gênio decidiu tornar-se discípulo desta arte. Após dominá-la, decidiu partir em busca de uma nova experiência. Logo, chegou a um grande rio e viu um barqueiro que conseguia manejar sua embarcação de modo rápido e preciso. O gênio tornou-se um discípulo do barqueiro e em pouco tempo tornou-se melhor que o seu mestre.

O gênio continuou sua viagem e aprendizagem. Após certo tempo, ele não havia encontrado mais nenhuma arte que já não soubesse. Assim, ele concluiu que não havia mais nada para se aprender, mas dentro de si sentia-se insatisfeito.

O buda Sakyamuni havia observado tudo isto. Assim, ele se transformou em um monge budista e surgiu defronte do gênio.


"Quem é você ?", perguntou.

"Eu sou um homem de auto-controle?"

"O que isto significa?"

O monge disse: "Um artesão de arco controla o chifre. Um barqueiro o barco..um homem sábio controla a si mesmo. Assim como uma grande rocha não se move com a ação do vento, a mente de um homem sábio não se modifica pela calúnia ou adulação".

O gênio ficou entusiasmado em se tornar um discípulo do Buda e aprender sobre o auto-controle. O autor japonês Eiji Yoshikawa escreveu certa ocasião: "Ao invés de se preocupar com o futuro, pensando:’Talvez eu deveria me tornar isto ou aquilo", deve-se em primeiro lugar construir um forte "eu" que seja sólido como o Monte Fuji.

Da mesma forma, o Budismo ensina que para achar satisfação na vida, cada um de nós deve estabelecer um sólido senso de identidade, que não se abala pela opinião alheia. Nós podemos desenvolver esta virtude através da prática dos ensinos de Nitiren Daishonin.


Preciosa Colaboração de Charles Chigusa
e-mail: chigusacharles@hotmail.com 

Clique aqui para voltar ao Índice

As Mais Belas Histórias Budistas - http://www.maisbelashistoriasbudistas.com 
 e-mail: contato@maisbelashistoriasbudistas.com