Como o Budismo vê a doença ?

Primeiro, o Budismo vê a doença como algo inerente à vida e por esta razão, inevitável. Sendo esta parte do ciclo da vida que consiste em nascimento, velhice, doença e morte. O Budismo nos faz despertar que a doença não é algo permanente na vida – pois é um fenômeno temporário – e que este pode ser um evento significativo em nossa vida eterna.

Quando ficamos doentes, temos a tendência de ver a doença como a única coisa que nos interessa, assim, nos tornamos escravos da situação, sentindo que uma barreira imóvel nos separa da felicidade. Algumas pessoas que apresentam alguma doença, podem até mesmo perder o desejo de viver a sua própria existência de modo positivo.

Entretanto, quando compreendemos que estar doente é somente mais uma fase natural de nossas vidas – e que poderá ser uma oportunidade única de construir uma base mais sólida para a nossa própria felicidade – então, poderemos evidenciar o corajoso espírito para desafiar a doença e combatê-la, como Nitiren Daishonin declarou: "Da doença, surge a mente que busca o caminho"(MWND Vol.5 p.280).

Além disso, é fundamental ter uma forte convicção de triunfar sobre a ‘maldade da doença’. Esta é a fé na qual podemos dizer para si mesmos: "Eu irei derrotar esta doença ! Eu irei transformar o veneno em remédio !"

Em outras palavras, geralmente, a doença não é o problema real. Se nosso estado de vida se sente derrotado por causa da doença, é o problema.

O presidente da SGI, Daisaku Ikeda, diz: "Na vida, você pode, por direito, ficar doente de tempos em tempos. Entretanto, devido a sua prática ao Gohonzon, irá compreender que estar doente agora é a coisa mais natural na sua vida neste momento. Em outras palavras, irá considerar a sua doença como a hon’nu (doença natural de acordo com o ritmo da Lei). Colocando de outra forma, se sua condição de vida permanece saudável através da prática da fé, nunca irá ser tragado pela doença. Nunca irá cair em dolorosa agonia devido a doença. Ao invés disto, através deste mal, irá encontrar seu verdadeiro eu e a sua felicidade absoluta se solidificará".

No capítulo "O Rei Médico", do Sutra de Lótus, há uma frase que diz: "Este sutra pode salvar todos os seres humanos…Pode fazer com que todos os seres vivos se desprendam de toda a doença, sofrimento e dor. Pode livrar todos do ciclo de nascimento e morte".

Explanando sobre esta passagem, Nitiren Daishonin declara, "Baseado na visão iluminada dos ensinos essenciais do capítulo ‘A vida se expande’, ‘desprender de toda a doença e dor ‘ significa ter uma clara percepção que todos os nossos males, dores e sofrimentos são uma parte natural de nossas vidas e que irão ocorrer como de acordo como deveriam". (Gosho Zenshu, pg.773)

Finalmente, o presidente Toda incentivou da seguinte forma uma pessoa que sofria de uma séria doença: "Um ser humano tem o corpo com o potencial de desenvolver todos os tipos de doença, incluindo câncer estomacal e tuberculose. Da mesma forma, nós possuímos de modo inato a habilidade de curar a doença corporal. Curar a própria doença é como um pessoa que escala um morro e com certeza irá descê-lo. Eu posso afirmar isto com a convicção baseado na filosofia do Budismo".

Ele acrescentou: "Fé não é algo que praticamos por mera formalidade. Recitar o Nam-myoho-rengue-kyo ao Gohonzon com todo o seu coração – com um desejo ardente no seu coração que sobrepujar este mal. Nenhuma doença permanecerá incurável se recitar com a determinação de oferecer a própria vida a partir desta data ao Gohonzon, ou seja, pelo Kossen-rufu, pela paz e felicidade de toda a humanidade.

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Preciosa Colaboração de
Charles Tetsuo Chigusa chigusacharles@hotmail.com Tóquio - Japão