A Visão Budista de Saúde

Por Daisaku Ikeda

Diz um provérbio: "A saúde é mais valiosa que a riqueza". Nitiren Daishonin ampliou o significado deste ditado através das palavras: "Mais valioso que o tesouro do cofre, é o tesouro do corpo, sendo que o tesouro do coração é o mais valioso de todos". Geralmente, somente após a chegada da doença é que valorizamos nossa saúde e de tempos em tempos, mesmo aqueles que possuem uma ótima saúde, passam por alguma desordem física. Desta forma, a doença - assim como a velhice - são partes integrais do ser humano. É plausível afirmar que a saúde e a doença coexistem em nossos corpos. Por exemplo, de acordo com a medicina ocidental, as células cancerígenas nascem dentro de nossos corpos e são eliminadas através da ação do nosso sistema imunológico, partindo do princípio de que este está em pleno funcionamento.

O segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, costumava afirmar: "Uma pessoa é saudável enquanto é capaz de comer e dormir o suficiente". O que ele queria dizer é que enquanto podemos comer e dormir suficientemente, nós deveríamos parar de pensar em nossa saúde e concentrar nossa energia em outras questões. A declaração dele pode parecer simplista, mas é relevante numa época aonde as pessoas se tornaram excessivamente preocupadas – ou mesmo, mórbidas – em relação a doença. De acordo com o filósofo Jean-Jacques Rousseau: "Moderação e indústria são os verdadeiros remédios para o homem" e o francês Henri Bergson, em sua obra Les Deux Sources de La Religion et de la Morale (1932), definiu a saúde como o desejo de agir e participar na criação da história; enquanto, de modo flexível, ajusta as suas atividades com o seu cotidiano diário.

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Daisaku Ikeda é pacifista, escritor, filósofo, fotógrafo e poeta.  Também conhecido como "Embaixador da Paz", é presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), uma ONG, com base budista,   filiada às Nações Unidas, que atua nas áreas da cultura, educação, paz, meio-ambiente, desarmamento nuclear e apoio a refugiados de guerra.

Do ponto de vista do budismo Mahayana, promover a boa saúde pode ser identificado como o estado de Bodhisattva, uma condição de compaixão adquirida através de um comportamento desprovido de egoísmo e ações altruísticas que beneficiem todas a humanidade. Para ilustrar este princípio podemos citar o sutra Vimalakirti, que narra a história de Vimalakirti. Ele era um rico seguidor leigo, que vivia em Vaishali, na época em que o Buda Sakyamuni estava vivo. Ele havia se aperfeiçoado nos profundos ensinos do Mahayana e de forma precisa, instruía outros seguidores. De acordo com o sutra, Vimalakirti ficou doente e o Buda enviou o bodhisattva Manjushri para perguntar sobre a saúde de seu discípulo. Manjushri perguntou a ele: "Homem de grande virtude, o que causou a sua doença ? Desde quando surgiu esta doença ? Como irá se curar deste mal ?". Vimalakirt respondeu:

"Porque todos os seres estão doentes, eu estou doente. Caso a doença de todos os seres humanos forem eliminadas, a minha doença também será erradicada. O bodhisattva percorre o caminho de nascimento e morte em prol de todos os outros seres. Naturalmente, no caminho de nascimento e morte, existe a doença. Se os seres fossem livres da doença, o bodhisattva seria livre da doença também. É como a relação entre os pais e o seu único filho. Se a criança está doente, os pais também ficam doentes e quando o filho se recupera, os pais também se recuperam. O bodhisattva age da mesma forma. Quando os seres humanos estão doentes, o bodhisattva está doente e quando estes se recuperam da doença, o bodhisattva também se recupera".

Manjushri fez mais uma pergunta: "Qual a origem da doença ?". No que Vimalakirt respondeu: "A doença do bodhisattva emerge de sua grande compaixão".

O conceito budista de boa saúde, como ilustrado neste trecho, não se limita a questão da ausência de doenças. Ela está relacionada com a presença de uma enorme compaixão por todos os seres vivos, baseados na infinita energia vital que nos capacita a enfrentar e ultrapassar qualquer tipo de dificuldade. O ato de atingir o estado de Bodhisattva significa a incorporação desta tamanha força interior, que na visão budista, é o auge da boa saúde.

Shijo Kingo, um dos seguidores samurais de Nitiren Daishonin, era médico. Quando Daishonin estava doente no monte Minobu, ele foi tratado por Shijo Kingo e este posteriormente lhe escreveu as seguintes palavras de agradecimento: "Eu somente sobrevivi desta vez, pois o buda Sakyamuni enviou o senhor para cuidar de mim". Através desta carta, pode-se perceber a compaixão com que Shijo Kingo tratou do seu mestre budista. Além disso, Daishonin declarou que ele daria sua vida por este discípulo. A compaixão é certamente a mais importante qualidade humana, e o que mais precisamos para sobrevivermos em meio a este mundo de sofrimentos, onde estamos sujeitos ao estresse físico, químico, biológico e psicológico.

De acordo com o Budismo, a saúde não é um estado separado das influências negativas. Ao contrário, é um estado especialmente ativo e positivo na qual defrontamos e buscamos resolver os nossos inúmeros problemas e daqueles ao nosso redor. Ao invés de meramente escaparmos das influências negativas, como budistas devemos assumir a responsabilidade por eles.

A palavra ‘doença’ denota uma falta de conforto. É tentador interpretarmos o estado de conforto como simplesmente sendo a ausência de dificuldades. Mas, se observarmos atentamente, o conforto implica na força de enfrentarmos e superarmos qualquer problema que porventura possa surgir. Durante a sua existência, Nitiren Daishonin sofreu inúmeras perseguições. Mesmo após se retirar ao Monte Minobu, ele enfrentou grandes dificuldades devido ao severo inverno. Em uma de suas cartas ele descreve: "Nos últimos oito anos, eu tenho ficado cada vez mais fraco, por causa da doença e da velhice". Embora, tenha sido neste local que ele concretizou o advento de toda a sua existência – que foi o estabelecimento da Lei Mística em forma de uma mandala.

Dengyo, o grande mestre budista japonês, que viveu no final do século VIII e começo do século IX, escreveu: "O superficial é fácil de abraçar, mas o profundo é difícil. Descartar o superficial e abraçar o profundo requer coragem". Neste contexto, ‘superficial’ significa todos os ensinos budistas a não ser o Sutra de Lótus; enquanto que ‘profundo’ representa o Sutra de Lótus, ou em outras palavras, a Lei Mística na qual é a essência deste sutra. De uma forma mais ampla, podemos interpretar que esta passagem significa que devemos buscar de forma corajosa, o mais profundo caminho de vida, para que possamos alcançar algo igualmente profundo em nossas vidas. Caso, possamos seguir esta trilha, poderemos obter a força para ultrapassar qualquer dificuldade que porventura possa surgir.

Uma visão paralela com relação a natureza da saúde é compartilhada por alguns trabalhos desenvolvidos no Ocidente. René Dubos declara em sua obra Mirage of Health (1959): "Embora possa ser confortável imaginar uma vida livre de pressões e esforços, num mundo livre de problemas, este somente irá permanecer como um sonho idílico…O homem existe para lutar, não necessariamente para si mesmo, mas em prol do crescimento do processo emocional, intelectual e ético humano e que este possa durar eternamente. O crescimento em meio ao perigo é o destino da raça humana, porque esta é a lei dos espíritos."(…)

Com respeito ao propósito da doença em nos dirigir para a perfeição, o filósofo suiço Karl Hilti (1833-1909) disse: "Assim como a inundação de um rio, ara a terra e nutre os campos; a doença serve para nutrir os nossos corações. Uma pessoa que compreende a sua doença corretamente e persevera, irá possuir uma vida com maior profundidade, força e grandiosidade."

Assim, o budismo vê a doença como uma oportunidade para que possamos galgar um estado de vida mais nobre e elevado. Nos ensina que, ao invés de agonizar sobre uma doença ou desesperar em sobrepujá-la, nós devemos ser capazes de utilizar a doença para construir um caráter mais forte e compassivo, que em retorno nos proporcionará a capacidade de desfrutarmos nossas existências repletas de realizações. Este é o significado das palavras de Nitiren Daishonin: "A doença desperta um grande espírito de procura".

  Preciosa Colaboração de Charles Chigusa
e-mail: chigusacharles@hotmail.com

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